domingo, 18 de maio de 2008

STAR WARS III - A VINGANÇA DOS SITH


Classifico este filme como obrigatório para todos os obreiros da casa do Senhor. Parece paradoxal, pois o que um filme recheado de conotações espiritualistas, mentiras fantasiosas e baseado em jogo de RPG pode acrescentar à vida espiritual de um obreiro? Mas, de onde menos se espera...


Partindo do princípio de que "todas as coisas são puras para os puros", podemos extrair valiosas lições cristãs até mesmo de uma trilogia espacial de Gerge Lucas. Sobretudo neste último episódio da segunda trilogia de STAR WARS, chamado de "A VINGANÇA DOS SITH".


A história dá-se em torno de Anakin Skywalker, um jovem que passa a ser treinado pelos guardiões da paz na galáxia chamados de JEDI por causa de um profecia que dizia ser ele o responsável por derrotar os vilões chamados SITH e trazer equilíbrio ao universo.


Em seu treinamento JEDI, Anakin mostra talento e desenvoltura e todos os seus atributos superam às expectativas de seus tutores. Com isso, Anakin torna-se altivo e soberbo, ao ponto de questionar as ordens de seus superiores e desobedece-los. Em alguns casos, sua desobediência até alcança bons resultados, mas isto só serve para deixá-lo ainda mais arrogante e prepotente.


Ao longo do filme, destaca-se a figura do chanceler Palpatine. Um ancião aparentemente sábio e de boa índole, o qual orienta Anakin e nunca, nunca, possui uma palavra de repreensão para ele. São apenas elogios. Palpatine induz Anakin a almejar o posto de MESTRE JEDI, porém o Conselho JEDI não permite porque ele é muito jovem. Deste ponto em diante os desentendimentos entre Anakin e os JEDI aumentam e tornam-se insustentáveis. Assim, Palpatine revela-se um SITH e seduz Anakin para o lado negro e ele torna-se aquilo que deveria combater.


Com este enredo escrito, fica mais do que óbvio porque recomendo este filme a todos os obreiros. Quantos e quantos cristãos talentosos tem sido seduzidos pela arrogância e prepotência por não submeterem-se às ordens eclesiásticas? Muitos obreiros acabam se alinhando aos princípios satânicos por acharam-se mais do que são. Embora imaturos e despreparados, acham que só porque "falam em outras línguas", "expulsam demônios" e "profetizam" já estão aptos a tornarem-se ministros de Deus.


Assim como Anakin, pessoas talentosas não tem chegado a lugar nenhum por conta de um gênio indomável, desregrado e soberbo. E nisto, incluem obreiros neófitos. Palpatine usa a arte do engano para conseguir seu alvo, que é atrair Anakin para o lado sombrio. A mesma arte que o diabo usa para desvirtuar alguns cristãos da sã doutrina. Palpatine faz Anakin pensar que o Conselho JEDI breca o desenvolvimento de seus talentos, assim como o diabo faz alguns obreiros pensarem acerca de seus próprios líderes eclesiásticos e assim a obra de Deus acaba padecendo.


Olhando por esta ótica, será um filme bastante salutar para o desenvolvimento espiritual do telespectador. Enquanto filme secular, destacam-se os efeitos especiais e a excelente atuação do jovem ator Hayden Christensen. Por um ou outro motivo, é um filme que não passa em branco. Vale a pena conferir. Agora antes deste episódio, é bom assistir pelo menos a primeira trilogia que é composta pelos episódios IV, V e VI que mostram Anakin Skywalker como DARTH VADER, o maligno que ele tornou-se após sucumbir ao lado negro.


QUE DEUS NOS LIVRE DESTE TRISTE FIM.


Um comentário:

Carol Cabral disse...

Sempre que assisto a essa serie, me emociono.Acho os ensinamentos que este filme possui muito profundo.Mas o que mais me chamou a atenção nesse filme "Star Wars III", é que o mau usa sentimentos que já estão dentro do coração do Anakin para atrai lo ao lado negro.E infelizmente na vida real é o que acontece, por isso temos que ter equilibrio emocional, para suportar bem os ataques.A Paz!