domingo, 18 de maio de 2008

UM AMOR PARA RECORDAR


Filmezinho de "Sessão da Tarde", muito bom. Se você conseguir sobreviver aos primeiros 45 minutos do filme, certamente se surpreenderá com a mensagem dele. "UM AMOR PARA RECORDAR" conta com a atuação da cantora Mandy Moore, do rodado ator Peter Coyote e do adolescente Shane West.

Ao vê-lo pela primeira vez, quase achei ter jogado dinheiro fora, pois o início e a metade do filme são desanimadores. Parece aquelas histórias que já de início sabemos o final. De um lado temos uma adolescente cristã, filha de pastor, totalmente antiquada e antisocial e desprezada pelos seus companheiros de escola; do outro, em contraste evidente, temos um adolescente bonito, sedutor, popular e rebelde.

Por ironia do destino, os dois opostos atraem-se (novidade das novidades!) e acabam apaixonando-se. E a partir daí a história dá uma guinada e a trama começa a desenvolver-se. Infelizmente, isto ocorre já na reta final do filme. Os minutos anteriores eram necessários ao enredo, mas são muito chatos!
E aí, depois da paixão entre eles, quando tudo concorre para o esperado final feliz, a surpresa acontece e o filme faz por merecer aplausos e outras reações do gênero. Não fosse o final surpreendente, seria mais um filmezinho clichê. Depois que o filme acaba, a gente sente vontade de assisti-lo novamente para prestar mais atenção às cenas pelas quais discorremos sem dar a devida importância. É como na vida! Depois que passamos por seus vários estágios, queremos voltar para poder fazer tudo de novo com o zelo e dedicação que deveríamos ter tido anteriormente. É justamente esta a mensagem do filme, o qual, pelo DVD, podemos assisti-lo quantas vezes quisermos. O mesmo não se aplica à vida.
Não é um filme nota 10, mas possui uma grande mensagem reflexiva. A jovem cristã adolescente tem uma conduta irrepreensível do início ao fim do filme, mas só quando o filme acaba, a gente vai realmente entender a razão real de seu comportamento. Ela foi forçada a refletir sobre a morte desde sua tenra idade. E todos os que assim fizerem, moldarão seu comportamento à luz da Bíblia. Se entendermos que depois da morte segue-se o juízo, que Deus trará à luz as obras ocultas e que todos compareceremos ao tribunal de Cristo mais cedo ou mais tarde, estou certo que reveremos nossos conceitos e valores e toda nossa vida terá uma conotação bem espiritual.
Eu recomendo.

Nenhum comentário: