sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Porque admiro o Botafogo e não gosto do Flamengo

Primeiramente, deixo claro que não sou botafoguense. E que também não acho que cristãos não possam torcer por um clube de futebol. Lógico, com moderação. Infelizmente, no Brasil, futebol está associado à chopp gelado e "mulherada", agressões físicas e verbais entre torcidas, rivalidades acerbas e coisas piores que nem convêm mencionar.
Mediante este quadro, é perigoso para um cristão torcer por um time de futebol, tamanho o fanatismo que o brasileiro tem por este esporte. Há cristãos que são tão doentes por seus times, que entoam freneticamente o Hino do Clube ou da Torcida com a mesma boca que horas depois estará entoando louvores a Deus. Que gritam e pulam pelo seu time com a mesma vibração (às vezes até maior) com que adorarão a Deus. Que são capazes de passar 90 minutos consagrando sua atenção ao jogo, enquanto não passam nem 9 minutos em oração.
Por tudo isso e muito mais, prefiro não torcer pra time nenhum, embora tenha um clube (que prefiro manter em sigilo) o qual tenho profunda admiração e respeito e que certamente me identifico muito. Acompanho seus jogos e resultados pela internet, porque ele está longe de mim. Mas se estivesse perto, não iria ao seu estádio, pois o hino 432 da Harpa Cristã diz "que os meus pés somente vão onde os santos possam ir".
O Botafogo lembra muito este clube, e por isso eu o admiro. Não somente as cores como a história do alvinegro carioca é bem similar à do clube com o qual simpatizo. O Botafogo, desde que me entendo por gente, passou por fase dificílimas, mas soube como ninguém passar com resignação pelo vale da humilhação. O Botafogo ganha quando ninguém espera, e perde quando todos dão sua vitória como certa. É certamente um clube interessante e até mesmo os rivais reconhecem as minúcias curiosas que compoem sua história. "Há coisas que só acontecem ao Botafogo" - não há frase mais acertada.
Já o Flamengo é, para mim, um símbolo de alienação popular. Há uma tese de doutorado www.efdeportes.com/efd107/por-que-flamengo.htm que mostra que a popularidade do Flamengo não justifica-se nem por sua história, nem pelos resultados no campo e muito menos por sua contribuição à seleção brasileira. Todavia, é a maior torcida do Brasil e sua proporção no Rio é de quase 50%! Segundo esta tese, o Flamengo foi "programado" para ser o clube mais popular e, aparentemente, os fatos concorrem para esta verdade. O Vasco foi o primeiro clube que permitiu negros e pobres a jogarem em seus times, portanto, deveria ser o mais popular, haja visto que o Flamengo é um clube de zona sul formado por pessoas de classe média alta.
Mas, como Doutor Roberto Marinho, dono da Rede Globo que a esta altura já está nos infernos, era flamenguista, a cada 3 jogos exibidos pela TV Globo, 1 era do Fla. E houve uma grande propaganda em massa com a finalidade de popularizar o Flamengo, para mudar a imagem de clube da zona sul, para clube do povão, como é conhecido até hoje. O pobre se identifica com o Flamengo simplesmente pela propaganda da Rede Globo, pois em sua fundação, este sempre fora um clube elitizado.
A Petrobrás patrocina o Flamengo desde sua fundação. Não é interessante para o governo ter uma de suas empresas estampadas na camisa de um clube de massa? Pois é, então é interessante para o governo que haja um clube com empatia popular para que possa ser "garoto propaganda" de suas empresas. Tinha que ser um time da capital federal, pois é o lugar mais propício à manifestações. Como na época era o Rio de Janeiro, o Fla foi o escolhido para desempenhar este papel.
A torcida do Flamengo lota o Maracanã, mas passa a semana inteira em privações financeiras. Os que não podem ir ao Maraca, juntam os vizinhos na lage de alguém e assistem aos jogos regados à cervejada e churrascada. O time do Fla se torna uma válvula de escape, um entorpecente, para os semi-analfabetos e descamisados que o veneram. Por isso, o Flamengo é sempre favorecido. Desde os tempos do Império Romano, descobriu-se o segredo para evitar revoltas populares e levantes da massa espoliada: o entretenimento. O povo brasileiro sem cultura aceitará tudo de ruim que lhe é imposto, basta que no domingo o Fla ganhe para que haja algum motivo de comemoração.
Por desempenhar este papel alienante tão nocivo à sociedade brasileira, tenho ojeriza ao Flamengo. Não aos torcedores, mas ao símbolo, escudo, mascote e a cultura que este clube representa. Um cristão que tivesse um pouco de esclarecimento jamais torceria para este clube, cujas cores vieram do candomblé, justamente para atrair os adeptos dos cultos afro, o mascote é um urubu numa clara intenção de identificar o clube com os negros e o falso discurso de "clube do povão", pelo qual ele, Flamengo, nada faz a não ser tirar os poucos centavos que tão penosamente alguns conseguem juntar!
Não é bom para o cristão estar preso a time de futebol algum. A vida é muito mais do que isso e o tempo é precioso. Mas, no caso dos flamenguistas, não estamos falando de veneração, admirãção ou empolgação. Estamos falando de um vício. Um vício bastante nocivo, diga-se de passagem!
"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!" - João 8:32.
E chega de futebol pelos próximos 6 meses!

SONETO DO BOTAFOGO - De Minha autoria!


MEU AMOR PELO BOTAFOGO

É DA FORMA QUE NINGUÉM MAIS AMA

NÃO É COMO AMOR DE PAI OU MÃE

NEM FLAMENGO OU VASCO DA GAMA


MEU AMOR PELO BOTAFOGO

NÃO É DE FORMA ARBITRÁRIA

ELE ARDE COMO INTENSO FOGO

BRILHA COMO ESTRELA SOLITÁRIA


NAS DERROTAS OU VITÓRIAS

ENQUANTO VIVER, HEI DE TORCER

POR ESTE CLUBE DE TANTAS GLÓRIAS


SEU DESTINO É VENCER E SER CAMPEÃO

QUANDO POR ACASO ELE PERDE

É PORQUE O JUIZ É LADRÃO.
Compus este soneto em 200o para uma aula de Português. A tarefa era compor um soneto em homenagem a algo ou alguém. Resolvi homenagear o Botafogo e tirei 10. Para minha sorte, o professor era botafoguense!

HINO DO MULAMBO FUTEBOL CLUBE


Uma vez Mulambo
Sempre Mulambo
Pois na favela há de viver
Não tem nenhum prazer
A não ser roubar,
Fazer arrastão
Ou então matar
Roubar, furtar, assaltar
Uma vez Mulambo,
Mulambo até morrer.
Na calada ele te assalta
Ele te rouba, ele te mata
Na praia faz arrastao
No calçadão
Favelado no gramado,
Só armado, Só roubado No Fla-Flu
Cai o urubu
Acabariam as favelas do mundo
Se acabasse este time imundo
Só mendiga perde briga
Muita surra já levou
Mulambo tu és um horror

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE QUEM???





Dentre tantas coisas positivas oriundas deste movimento, a Reforma Protestante trouxe algo que, ao meu ver, consiste num grande entrave para a divulgação do verdadeiro Evangelho de Cristo. Trata-se da "livre interpretação" das Escrituras. Quando a interpretação passa a estar ao alcance de todos, qualquer um pode formular teorias e doutrinas sem o mínimo de coerência que ainda assim será chamado de "evangélico".Um exemplo do que estou falando é justamente a Igreja Universal do "REINO DE DEUS".



O Reino de Deus é retratado nos 4 evangelhos como um Reino eterno, de justiça e que está dentro de nós. Um reino de humildade e de paz. E como todo reino, possui um soberano que, neste caso, é o REI DOS REIS JESUS CRISTO. O Reino de Deus é o conjunto de mandamentos e atitudes que, mediante ao sacrifício vicário do Cordeiro, faz com que a vontade de Deus seja executada em cada um dos fiéis, fazendo dEle, Deus, nosso Rei e Senhor, enquanto nós passamos a ser servos deste Rei e representantes deste Reino aqui na Terra. Uma igreja que se diz UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, pelo título que ostenta, deveria tratar-se de uma instituição voltada a defender os interesses do Reino de Deus na Terra. E também divulgar os ensinos e doutrinas deste Reino. E primordialmente, exaltar o Rei deste Reino.
Entretanto, esta instituição não faz rigorosamente nada nem sequer parecido com as diretrizes supracitadas. Em Marcos 1:34 diz que Jesus não permitia que os demônios falassem. Na IURD, o ápice das assim chamadas "sessões" é o momento em que os exorcistas entrevistam os chamados "encostos". Perguntas do tipo: "de onde você veio?" "qual o seu nome?" "o que você ganhou?" são os ingredientes básicos desta tola conversação. Em Mateus 6:19 o Senhor Jesus nos recomenda a não ajuntar tesouros na Terra e sim no céu, porque onde estivesse nosso tesouro estaria também o nosso coração. Todavia, a IURD ensina que os fiéis devem fazer "sacrifícios" a fim de obter toda sorte de prosperidade financeira, pois esta, alegam eles, é a vontade de Deus. A IURD apóia o aborto, ainda que em Deuteronômio 5:17 está expressa a ordem do SENHOR: "não matarás". A um membro da Universal é permitido e recomendado que ele seja batizado quantas vezes sentir vontade ou achar necessário, embora a epístola de Efésios 4:5 diga claramente que há um só batismo. Em Malaquias 2:16 o Senhor deixa claro que aborrece o divórcio, mas a IURD permite e apóia tal prática, mesmo sabendo que o Senhor Jesus disse que se um homem se divorciar (salvo por motivo de infidelidade) e casar novamente está cometendo adultério como diz Mateus 19:9.



Faltaria tempo para falar da "fogueira santa do Monte Sinai", "campanha dos 318", o uso de sal grosso, arruda, os "descarregos" e todas as outras aberrações doutrinárias que em nada edificam o povo de Deus que se orienta pela Bíblia. Por falar em Bíblia, a maioria dos seguidores desta instituição desconhece os princípios básicos dos rudimentos da fé cristã. E há motivos muitos para isso, haja visto que o Santo Livro é um mero fornecedor de versículos isolados para tema de alguma campanha na IURD. Jesus? Este nome pouco é pronunciado nas igrejas desta seita e quando isso acontece quase sempre está ligado a alguma expulsão de demônios.



Mediante este quadro resumido que aqui foi retratado, como pode ainda ser considerada uma denominação cristã evangélica uma instituição que difere quase totalmente do ensino tradicional de Cristo e do Colégio Apostólico? Não pode ser classificada entre os ramos da Reforma Protestante uma instituição cuja raiz não tem base bíblica e tampouco procura ter. Não é do Reino de Deus uma Igreja cuja emissora em canal aberto nunca é usada para a glória deste mesmo Reino, cujo jornal impresso de circulação nacional não tem como missão primaz a divulgação do Evangelho, cujas emissoras de rádio falam bem mais de seus líderes humanos do que daquele que teoricamente seria seu líder espiritual e cujas ações políticas de seus representantes limitem-se a defender os interesses exclusivistas de seus partidários, e não dos cidadãos do Céu em comum.



Em suma, se a Igreja Universal, que diz ser do Reino de Deus, corrói, mutila e estraçalha os ensinos das doutrinas de Cristo, que é o Soberano Mor deste Reino; se ela ataca as bases deste Reino que ela diz pertencer; se ela não se une às demais instituições representantes deste Reino, então a que Reino a IURD pertence realmente? Porque devemos considerá-la uma igreja coirmã das igrejas históricas se não adotamos o mesmo procedimento para com os Adventistas do Sétimo Dia, as Testemunhas de Jeová e os Mórmons? O apóstolo Paulo muito sabiamente advertiu os crentes: “Mas agora vos escrevo que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador. Com o tal nem ainda comais.”(I Coríntios 5:11). E Jesus, por sua vez, concluiu: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus (Mateus 7:11) e "Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?" (Lucas 6:46).



Já que a IURD não pretende modificar sua visão em relação às suas práticas religiosas "cristãs", os cristãos deveriam modificar sua forma de ver a Igreja Universal do Reino sabe Deus de quem!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008